Você já desejou um dia de 30 horas?

 

 

Tempo. Todos queremos mais tempo!

Tempo para dar conta das atividades que precisamos realizar dentro do tempo que nos foi proposto.

Tempo para ver os filhos crescerem, estar com as pessoas que amamos, fazer aquelas atividades que nos fazem sentir que estamos mais vivos hoje do que ontem.

…mas quando o tempo está disponível, como você o gerencia?

Talvez, você já tenha lido os melhores livros sobre produtividade, gestão do tempo, organização e otimização da agenda. Talvez você tenha se tornado um colecionador de técnicas que prometeram transformar você em um PHD em Produtividade, mas por algum motivo, você continua trabalhando mais do que deveria e gostaria, continua se assustando ao ver que seu filho cresceu e você não viu como isso aconteceu.

A lista pode se tornar longo se colocarmos na balança que você trabalha muito mais hoje, mas seu nível de produtividade cai a cada dia e seu nível de estresse é enorme.

Que tomar boas decisões tem sido mais desafiador a cada novo dia, como se você precisasse fazer um esforço maior, gastando mais energia física e emocional do que você dispõe, o que tem feito você se sentir ainda mais exausto e mais preocupado com relação a tudo que precisa ser feito.

E enquanto lê este texto, você percebe que entrou num círculo vicioso em que quanto mais você trabalha, mas você acredita que precisa trabalhar, porque foi assim que você alcançou o sucesso e que se você quiser garantir que sua permanência no topo, precisa fazer mais daquilo que te trouxe até aqui. O grande problema é que isso não tem resolvido.

Há um vídeo do Porta dos Fundos que retrata isso de maneira bem-humorada https://www.youtube.com/watch?v=jnxE1t6JDIg mas eu sei que há muita gente sofrendo com isso, sem saber mais o que fazer.

Eu não arriscaria dizer a você que a técnica Ultrasecreta, ninja, master-mega-blaster-power, que o especialista Produtivi-Men acabou de criar vai resolver seu problema, porque acredito QUE NÃO VAI MESMO.

A gestão do tempo não começa nas atividades!

Resolver o problema da produtividade, da agenda, dos e-mails não começa na organização deles, mas em você.

Pode soar estranho que eu aponte você como a origem dos problemas, mas se você não consegue SER minimamente organizado INTERNAMENTE, não existe a menor possibilidade de você superar definitivamente qualquer problema relacionado a Gestão do Tempo ou a Produtividade.

Porque o tempo é o mesmo para o profissional eficiente e para o ineficiente. Uma hora de trabalho tem sessenta minutos para qualquer profissional. Os dias de 30 horas pelos quais muita gente implora são desnecessários, porque a disponibilidade de TEMPO é antes de mais nada resultados de nossas escolhas. Seja honesto: não há falta de tempo, há escolhas.

Você escolhe de acordo com preferências. Escolha de acordo com critérios que você estabeleceu. Em uma linguagem que ninguém poderá ignorar o significado, você escolha de acordo com o que dói menos. Se dizer NÃO ao convite do seu filho e SIM ao seu chefe lhe trouxer menos dor – ainda que lhe traga muito mais culpa – há poucas chances de que sua escolha seja diferente da maioria. O chefe sempre ganha e, ganha sob a justificativa de que o seu SIM para ele é que garante as necessidades básicas do seu filho. O risco parece menor. É uma decisão mais óbvia (dentro dos padrões do mundo corporativo). Parece a mais acertada, mas o raciocínio é parcial, tendencioso e lidar com essas questões dói tanto quando o próprio ato de dizer não a seu filho.

Talvez aqueles que são pais de filhos adultos já estejam prontos para fazer coro comigo dizendo: é verdade!

Minha avaliação é que Técnicas de Produtividade são para atividades e não para a Vida. Imagine alguém querendo trocar a lâmpada interna de uma geladeira, cujo motor não funciona ou alguém que insiste em trocar o estofamento de um carro que não possui rodas e pneus. Assim são as Técnicas de Produtividade para quem ainda não se organizou internamente: inúteis!

ORGANIZE-SE internamente antes de começar a organizar sua agenda. É plenamente possível voltar os olhos para aquilo que realmente é mais importante em sua vida e, a partir deste olhar, construir a produtividade, além de ser o melhor caminho para decidir mais acertadamente, sem ter que lidar com arrependimentos futuros relacionados aos negócios e a sua vida pessoal e profissional!

Deixa sua opinião aqui embaixo e se você gostou, compartilhe com sua rede de amigos!

Abração,

Péricles Bonfim – Coach de Carreira com Foco em Alta Performance

Deixe seu comentário!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.