Parte 1/6 – 6 IDÉIAS PARA VOCÊ GERENCIAR SUA CARREIRA, SEM ARREPENDIMENTOS (Autoavaliação Inteligente)

A IDEIA mais inteligente que um profissional pode ter, quando o assunto é gestão de carreira, é fazer uma autoavaliação inteligente. Isto significa que quando você quer dar um salto na carreira ou quando você quer saltar da sua carreira atual, precisa ser capaz de se enxergar adequadamente. A vida profissional ocupa uma posição tão alta em nossas vidas, que é muito comum ver profissionais atribuírem maior valor à carreira do que a si mesmos.

O gerenciamento correto e inteligente da Carreira Profissional começa com a avaliação do profissional e, só depois, da profissão. Essa é a chave para gestão sem arrependimentos. Primeiro o homem integral, depois – consequentemente – o profissional bem-sucedido.

Muito do que lemos sobre gestão de carreira ensina o homem olhar para o Mercado e para sua profissão sobre a perspectiva do “O que eu preciso fazer para preencher o que é exigido?”, ou seja, o foco está na carreira ou no Mercado de trabalho. Deixo claro que não está errado, apenas incompleto. Não há carreira nem profissional sem que antes exista o homem.

Estranhamente, as empresas trabalham com uma filosofia de que é preciso ter mecânicos de manutenção para máquinas, técnicos de informática para computadores, porque sabem que é preciso a acompanhar e manter tudo funcionando adequadamente, mas o profissional, parte desse grande quebra-cabeça, parece dispensar esse tipo de cuidado. É como se nós vivêssemos em estado de perfeição, sempre em nosso melhor momento e com todos os nossos sistemas funcionando a pleno vapor. O que é mais grave nesta realidade não é o fato de que muitas empresas ainda pensam assim, mas o posicionamento arcaico dos profissionais que dizem: se a empresa não quer investir em mim, não sou eu que vou tirar dinheiro do meu bolso para fazer treinamento, Pós, MBA, etc.

Se você tem feito esse tipo de investimento, preciso dizer que isso ainda não é tudo. A questão crucial nos investimentos em treinamento, seja de que tipo for, é saber para quem você está fazendo o que faz. Não é incomum ouvir pessoas que estão em busca da ascensão profissional, dizer que ingressaram ou estão pensando fazer um novo curso para alcançar determinada posição. Quanto maior a capacidade dos profissionais, maiores são as chances de que qualquer empresa alcance seus objetivos, mas enquanto Gestor da própria carreira, a escolha de um novo treinamento deve ser feita de forma estratégica. Intencional!

Uma das maneiras de fazer uma escolha estratégica é não decidir por um curso, principalmente os de média e longa duração, em função de uma vaga ou posição desejada. Se for para ser feito, que o curso seja feito por você, para você e em você. Na gestão de carreira inteligente, você não pensa apenas na próxima posição ou promoção. Você pensa em sua trajetória. Você pensa em toda sua vida.

A vida não acontece sozinha! A vida não é um motor à prova de tudo, que nasce pronto e é alimentado com um combustível que nunca acaba. Enquanto o responsável por manter a empresa com portas abertas, operando de forma saudável no mercado, gerando lucros é do proprietário, nós somos responsáveis por garantir que nossa vida funcione bem, inclusive quanto a nossa carreira e vida profissional.

Assumir a responsabilidade e gerir a sua vida profissional implica em trabalho duro, mas o custo, por mais alto que lhe pareça, nem se compara aos benefícios que você desfrutar. Os profissionais que aprendem a fazer uma autoavaliação inteligente saem do nível da superficialidade, tornam-se capaz de reconhecer e resolver problemas relacionados ao autodesempenho e a satisfação profissional, além de ampliar a visão e a percepção da sua realidade profissional, evitando distorções, enganos e fracassos. A autoavaliação inteligente é uma das ferramentas da gestão de carreira que desenvolve uma autoconfiança inabalável no profissional e consolida sua segurança quanto ao que está construindo para o futuro, de modo que seus passos sejam firmes em direção a um sucesso cada vez maior.

Reserve os próximos quine minutos e faça uma breve autoavaliação sobre sua carreira. Pense sobre como você vem gerindo sua carreira, o quanto suas ações tem aumentado seu nível de autoconfiança e segurança a respeito do futuro que está construindo e por fim, o que já está ao seu alcance que você pode começar fazer ainda hoje?

No próximo post, nós continuaremos esta jornada falando sobre Como assumir o controle da sua carreira.

Para receber um e-book com essa e outras 5 dicas sobre como Gerenciar sua Carreira SEM ARREPENDIMENTOS, acesse o link http://crieoseufuturo.com.br/e-book1 e se cadastre agora mesmo.

Grande abraço,

Deixe seu comentário!